Serviços

Prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças e lesões do aparelho locomotor, tendo como foco a qualidade de vida do paciente.

Consulta

Na consulta o médico pergunta pelo histórico do paciente (anamnese), faz o exame físico e então pode elaborar hipóteses ou conclusões diagnósticas. Assim, pode prescrever as orientações ou o tratamento de acordo com a necessidade do paciente.

Para o complemento da consulta, alguns exames poderão ser solicitados, como radiografias, ressonância magnética, ultrassonografia musculoesquelética e tomografia computadorizada.

Infiltração Guiada por Ultrassonografia

Algumas dores provocadas por inflamação, artrite, artrose ou trauma de uma articulação como ombro, quadril, joelho e outras, podem ser tratadas com injeção de anti-inflamatórios, ácido hialurônico e outros medicamentos, conforme a necessidade de cada paciente.

A ultrassonografia tem se tornado uma importante ferramenta para guiar procedimentos. Neste caso, o médico usa as imagens de ultrassom para definir com maior precisão o local onde realizará a intervenção, por exemplo, identificando o ponto onde será inserida a agulha, nas  infiltrações de articulações, tendões e bursas. O ultrassom está conquistando espaço, por não ter contra-indicações e pela rapidez na execução do procedimento,  agregando informações e segurança,  importantes ao procedimento.

Cirurgia do ombro
dermatologia

O ombro é uma articulação complexa, constituída pela clavícula, pela escápula e pelo úmero.

É formado por quatro articulações:

• a articulação glenoumeral, que consiste no encaixe da “cabeça” do úmero na cavidade glenóide da escápula;

• a articulação acromioclavicular, que liga a clavícula ao acrômio;

• a articulação esternoclavicular, entre a clavícula e o esterno

• a articulação escapulotorácia.

Os músculos que fazem/auxiliam no movimento  do braço e ombro são:

• o manguito rotador com o supra-espinhoso, infra-espinhoso, subescapular e redondo menor;

• o bíceps braquial;

• o peitoral;

• o trapézio;

• o deltóide;

• o grande dorsal.

A Cirurgia do Ombro vem evoluindo rapidamente, graças ao diagnóstico por imagem, e às técnicas cirúrgicas e de artroscopia.

Artroscopia é uma das formas menos invasivas de abordar essa articulação causando menor dano muscular, menos dor, menos cicatrizes e possibilitando uma reabilitação precoce. Atualmente a cirurgia artroscópica do ombro tem sido preferida em relação à cirurgia aberta, a não ser pela impossibilidade do manejo ou introdução dos materiais usados na cirurgia, como ocorre nas próteses, fraturas e algumas transferências musculares.

A cirurgia artroscópica consegue ainda atingir várias regiões do ombro e lesões concomitantemente, coisa que não seria possível na cirurgia aberta pelo mesmo acesso. Por essa razão, é uma cirurgia mais completa e que tem potencial de tratar mais lesões ao mesmo tempo.

Viscosuplementação

A viscosuplementação é a injeção de ácido hialurônico dentro da articulação acometida, e atua melhorando a “lubrificação” e diminuindo o processo inflamatório na articulação, resultando em diminuição do quadro de dor e melhorando os movimentos. É indicada para casos leves a moderados de Osteoartrite, não necessita de jejum ou outro tipo de preparo, indicado algum repouso e aplicação de bolsa de gelo após a infiltração, e o procedimento pode ser feito no consultório.  Seus efeitos podem durar de 06 a 12 meses.

A Osteoartrite é uma doença que acomete as articulações do corpo (ombros, joelhos, mãos, etc.), e é caracterizada por apresentar um processo degenerativo e também inflamatório, e como consequência, resulta em dor e limitação dos movimentos da articulação acometida.

A Osteoartrite não tem cura, mas pode ser controlada e até ter sua evolução atrasada. Seu tratamento depende da colaboração do paciente e consiste num conjunto de ações, entre elas a fisioterapia, perda/controle de peso, uso de medicamentos para dor, condroprotetores e viscosuplementação. Em casos mais graves, já avançados, fica como opção de tratamento, a cirurgia.

Antes do uso de qualquer medicação, consulte seu médico para saber se realmente tem indicação e também os possíveis efeitos colaterais.